Muitas pessoas não têm oportunidades de trabalho nem de escolaridade, o que os impossibilita de obter educação de qualidade ou trabalhos formais. A denominada “geração nem-nem” é caracterizada por “não querer nada com nada” de maneira generalizada e errônea, visto que a presente pobreza, que afeta muitos jovens da atualidade, é que os faz não serem tão produtivos como outros setores sociais.
Abel Luz Gonçalves, 26/08/2020
O termo "geração nem-nem" pode ser interpretado como uma "geração de jovem que não querem nada com a vida", porém esses jovens são julgados sem nem ter a oportunidade de se expressar ou sequer tentar mudar sua vida. Não podemos dizer que "alguém está na rua porque quer", ou porque "é preguiçoso", isso seria uma interpretação totalmente precipitada e errônea, muitos não têm uma oportunidade de crescer ou de começar algo. Ademais, muitos problemas sociais afetam boa parte das pessoas que hoje são consideradas "geração nem-nem", portanto, não cabe a nós julgar as pessoas por essa "falta de produtividade" ou "preguiça", mas sim ajudar e tentar dar oportunidade de crescerem e se tornarem mais do que já são.
Manuella Maria, 29/08/2020
Os jovens de hoje em dia estão cada vez mais inseridos na era tecnológica. Isso muitas vezes leva as gerações anteriores a uma interpretação precipitada a respeito das novas, caracterizando-as como preguiçosas e desinteressadas pela realidade. Vejo os jovens de hoje em dia como indivíduos que se adaptaram ao ambiente no qual foram criados, não concordo em reduzir-lós à geração nem-nem, até porque nem todos são assim. Mas claro que a tecnologia requer um amadurecimento e um certo autocontrole. O que vemos hoje são jovens que estão começando a ficar inertes a tudo o que se passa ao seu redor, jovens que estão perdendo as suas habilidades de comunicação e se tornando mais tímidos, jovens que sofrem com ansiedade por excesso de informação, jovens que estão perdendo o seu autocontrole, afundando-se ainda mais em seus vícios. Essas são apenas algumas das causas do mau uso tecnológico, entretanto, quando generalizamos dizendo que a geração não quer nada com a vida incluímos nesse grupo pessoas que usufruem de maneira adequada da tecnologia e que possuem uma certa maturidade para reagir de maneira apropriada às inovações deste século.
Daniel Maciel Sousa, 29/08/2020
Normalmente quando vemos alguém que não está trabalhando, nem estudando no momento, tendemos a associar à preguiça, à falta de esforço e ao comodismo, mas não necessariamente os motivos são esses, um dos fatores que mais contribuem com essa geração nem-nem está ligado ao fato de que nem todas as pessoas tem as oportunidades que nos temos.
Anny Gabriele, 29/08/2020
Geração "nem-nem" é como são chamados os joven e jovens adultos que não estudam, nem tem trabalho, assim, dizem que são preguiçosos e não querem nada com a vida. Porém, na maioria das vezes essas pessoas não tem ou não tiveram condições de estudar, justamente por serem de uma classe social menos favorecida, muitos desses jovens precisam abandonar a escola por diversos fatores - falta de meio de transporte e necessidade de trabalhar para ajudar em casa estão entre elas - e a maioria dos jovens adultos enquadrados como "nem-nem" trabalham de maneira informal e além disso trabalham duro em casa, portanto, chama-los de "nem-nem" é no mínimo uma classificação errada e um preconceito em cima de pessoas que fazem o que podem com a condição que vivem.
Laura Araújo, 30/08/2020
Comentários
Postar um comentário