Pular para o conteúdo principal

Dicas de estudos

 Oi, eu sou Daniel Maciel sousa, um dos autores desse blog, venho hoje escrever um pouco do que eu aprendi como estudante e vou repassar técnicas, pensamentos e perspectivas que eu tenho e espero poder lhe ajudar.

Antes de mais nada, quero deixar claro que todos os estudantes deveriam buscar entender o funcionamento do seu cérebro antes mesmo de estudar, algo que deveria ser ensinado a nós desde quando éramos pequenininhos, de que adianta estudar se você não sabe como estudar? É importante não confundir trabalho duro com trabalho eficiente. O resignificado com certeza foi uma das técnicas mais utilizadas por mim durante a minha  vida de estudante, a partir do momento em que eu mudei a minha perspectiva e atribuí novos significados ,longes do senso comum, aos meus estudos eu comecei a ver-lo como uma atividade prazerosa. Eis aqui algumas de minhas formas de olhar os estudos:

- Com o meu estudo eu posso alcançar pessoas para então ajudar-las

- Busco estudar para melhorar mais a cada dia 

- Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje 

- Tente melhorar nem que seja um pouco a sua vida a cada dia 

- Os estudos irão ampliar o meu conhecimento 

- Com os meus estudos não irei me sujeitar à ignorância e a mediocridade 


Tente estudar, na maior parte do seu tempo, fazendo exercícios, fazer exercícios me ajudou bastante a ganhar velocidade na resolução de questões e na fixação do conteúdo. Faça também simulados, como forma de desmistificar a ideia de prova como um mostro de sete cabeças. Mapas mentais são bastante eficientes como forma de revisão de conteúdos.  

Um dos grandes erros que muitos estudantes cometem e que até hoje eu cometo de vez em quando é se sentir  incapaz de realizar uma questão antes mesmo de começar-la, por experiencia própria eu digo, isso atrapalha muuuuuiiiito o seu desempenho. Por isso quando for fazer provas e simulados SEMPRE comece pelas matérias e assuntos que você tem mais facilidade, pois isso libera neurotransmissores como a dopamina, serotonina e acetil-colina, clareando o seu pensamento, aumentando a sua motivação e sua confiança em si mesmo. 

Outra coisa muito importante é entender o conceito de neuroplasticidade. Até recentemente, muitos neurocientistas acreditavam que o nosso cérebro era imutável, no caso, com mesmo cérebro que você nasce você irá  terminar a sua vida, mas isso é uma ideia já ultrapassada. Tendo em vista que o nosso cérebro é plastico, como uma massa de modelar, moldada pela nossa consciência, pelos nossos pensamentos e pelo ambiente em que estamos inseridos, podemos pensar que a cada dia você melhora ainda mais o seu cérebro a partir do momento em que direciona ele para o seu objetivo. A cada manhã, milhares de células tronco estão dispostas em seu hipocampo( região relacionada com a construção de memorias a longo prazo) para realizar um processo chamado de neurogênese e assim originar novas células nervosas, por isso pense, o que você irá fazer com essas novas células? Irá utilizar-las ao seu favor ? Irá construir com elas caminhos neurais que vão lhe ajudar a alcançar aos seus objetivos? Saiba que a responsabilidade está em suas mãos. Você tem a ferramenta mais poderosa e complexa do universo logo acima dos seus olhos, e a cada manhã você tem uma nova chance de refazer o que não foi feito corretamente.

 Espero que essas considerações possam lhe ajudar com os seus estudos, algumas coisas não deram para ser citadas (pois o texto iria ficar enorme) mas acredito que de alguma forma a minha experiência possa asistir-lo nessa caminhada. 

Daniel Maciel sousa, 24/08/2020 


Comentários